quinta-feira, 22 de abril de 2010

Negócios de sucesso: A história da Farm

.

Poucos dias atrás, tomando um chopp bem gelado, a Sara me contou que havia assistido ao programa Mundo S/A da GloboNews, sobre a Farm. A trajetória da marca me impressionou, pois imaginava seu berço na elite da moda. No entanto, a história representa uma grande determinação de seus criadores, e revela um curioso acaso bastante responsável pelo estrondoso sucesso da grife.

Kátia, auditora, e Marcelo, engenheiro, largaram seus empregos para investirem no próprio negócio. Abriram no Rio uma franquia de uma loja de roupas de São Paulo, que não deu certo. Foram focados e corajosos o suficiente para venderem dois carros e um apartamento na tentativa de manter o negócio. Ao mesmo tempo, Kátia – sem conhecimento algum de moda ou design – começou a elaborar algumas peças de roupa na tentativa de diminuir um pouco os prejuízos, pois a margem de lucro seria maior nas peças caseiras do que nas peças franqueadas.

A surpresa veio exatamente com o fato de as peças elaboradas por Kátia venderem rapidamente, ao passo que as da franquia continuavam “encalhadas”. Os criadores, então, se capacitaram na área, através de cursos e eventos. Pouco tempo depois, fecharam a estrutura da loja e passaram a atuar em uma feira alternativa de roupas e moda no Rio, através de um stand, o que representou uma receita considerável de vendas e a consolidação da marca.

Atualmente, a Farm conta com 24 lojas em diversos pontos do Brasil e 750 funcionários. Kátia e Marcelo lançaram uma nova marca, infantil, que já conta com 3 lojas. Anunciaram, também, a fusão com a Animale, grife de peso no mundo da moda.

Quem quiser conferir a história, segue o link da reportagem do Mundo S/A, com duração total de 10 minutos:
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1463106-17665-315,00.html

5 comentários:

  1. Adorei o artigo! Fiquei fascinada com a história da farm! beijos Sara

    ResponderExcluir
  2. "Sucesso é 1% inspiração e 99% transpiração" já dizia Thomas Edison, inventor da lâmpada e, por que não?, da 'idéia'.

    ResponderExcluir
  3. A gente fica esperando uma idéia mirabolante aparecer para montar o negócio próprio e esquece que uma idéia simples, com 99% de transpiração como disse o Zé, pode ser o segredo!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!
    Acho também mto legal ver jovens como vcs interessados, participantes e determinados.
    Sucesso! Tetê

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOA A HISTÓRIA!SOU FORMADA EM MODA E TRABALHO COM FEIRA DE ARTESANATO e essa história me encoraja para consiguir chegar lá também.

    ResponderExcluir