sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Tesouro Direto com facilidade

Sabemos que grande parte dos investimentos deve ser baseado em renda fixa, pois não devemos nos expor completamente às variações da renda variável. No entanto, os fundos oferecidos pelos bancos acabam nos desanimando, seja pela baixa rentabilidade seja pelo elevado valor das taxas de administração. Conforme mencionado em artigo anterior, o investimento em títulos do tesouro direto pode ser uma excelente saída.


Para investir em títulos, é necessário o uso de uma corretora de valores, as mesmas utilizadas para comprar e vender ações. Se o investidor não investe na Bolsa, e não é cliente de uma corretora, pode ficar desmotivado de comprar títulos, pois terá o trabalho de abrir uma conta, além de pagar DOC a cada transferência da sua conta corrente para sua conta na corretora.

Ocorre que todos os grandes bancos oferecem o serviço de corretora de valores, o que facilita imensamente a compra de títulos e evita os incômodos mencionados. Para investir no Tesouro Direto basta ir a sua agência, solicitar o “Código de Investidor” e assinar alguns papéis. Depois disso, é só acessar o home banking, sessão investimentos, escolher Tesouro Direto e fazer uma rápida adesão.

Por fim, interessante mencionar que o código de investidor serve também para comprar e vender ações na Bolsa, através de seu banco. No entanto, para esta operação, sugiro utilizar uma corretora especializada, por possuir ferramentas mais apropriadas, além de suporte didático/educativo.

2 comentários:

  1. Bacana!
    Depois que meu professor de Gestão de Custos fez uma bela explicação (e entusiasmada propaganda) eu sempre quis saber um pouco mais sobre investimento no Tesouro Direto.

    Depois, quando eu tiver dinheiro (hahahahaha), vou te consultar sobre maiores detalhes de como aplicar.

    ResponderExcluir
  2. Matheus,
    Gostei, artigo mto bom e esclarecedor.
    Continue dando boas dicas, falou? Tetê

    ResponderExcluir