sexta-feira, 29 de julho de 2011

Oportunidade: bolsa derretendo

A Bolsa vem sofrendo quedas consecutivas, e está agora na casa dos 58 mil pontos.

Acredito que é uma boa oportunidade para efetuar compras regulares mensais, por exemplo. Pode ser que caia mais, por isso é interessante fracionar e distribuir os investimentos ao longo dos meses.

Eu estou fazendo pequenos investimentos mensais desde que a Bolsa estava em 67, 68 mil... Ou seja, estou no prejuízo, mas não vou parar, no início do mês que vem vou fazer outra comprinha. Os valores serão simbólicos, pois os gastos com a casa nova estão apertando o orçamento.

O importante é aproveitar o momento para entrar, e não entrar naquela euforia de topos históricos sendo batidos a cada semana. A idéia máxima é tentar entrar na baixa e sair na alta, certo?

Famoso ditado de Wall Street

Um post a la twitter...

"If you want to make a small fortune in the stock market, start with a large one".

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Antes de começar um negócio próprio

Texto interessante para quem tem vontade de começar seu próprio negócio:

Antes de começar
(http://www.endeavor.org.br/endeavor_mag/start-up/aprendendo-a-ser-empreendedor/antes-de-comecar)

A idéia não sai da cabeça. Você vai montar um negócio. Um conceito líquido e certo que vai funcionar. É só colocar em prática. E agora?

Todos sabemos que não há receita infalível para o sucesso. Projetos feitos para dar errado revolucionaram o seu tempo. Empresas nascidas para durar quebraram em menos de um ano. Não se deixe influenciar demais pela opinião dos outros. Cada um sabe e segue o seu caminho e ninguém é senhor dos destinos alheios. Você pode, contudo, se beneficiar da experiência alheia. Aprender com erros e acertos de quem já andou por aí. Pense grande! Leia e converse para aprender bastante com os grandes.
É mais fácil reconhecer uma boa oportunidade lendo Scott Shane. Não dá para definir o mercado sem entender o tal “job to be done” de Clayton Christensen. Modelo de negócios é algo difuso até se ler Alexander Osterwalder. Não comece antes de ler “The Art of the Start” de Guy Kawasaki. Steve Blank vai fundir sua cabeça quando mostrar que não é para desenvolver produto, mas sim o cliente. É bem mais fácil criar uma “startup enxuta” seguindo Eric Ries. E tem muito mais gente para ajudar.
Antes de começar, conheça a si mesmo. De que indústria você gosta? Em que função seu desempenho é melhor? Qual é seu DNA? Seja honesto com você e com os outros. Trabalhe naquilo que conhece e gosta e com pessoas que o complementam e alavancam profissionalmente. Faça as contas. Anteveja o que terá de acontecer para que você obtenha o rendimento que busca. Não acredite em contos de fadas. Assuma que o mundo é mau e as pessoas ruins.
Criar e conduzir um negócio é um esporte radical. Não é para quem quer, mas para quem está preparado física, emocional e psicologicamente. Prepare-se para 5 anos muito difíceis. Se tudo der certo, ainda assim, serão 5 anos muito difíceis. E não é um esporte individual, mas familiar. Sua família vai estar na aventura com você, quer você e eles saibam disto ou não. Você está disposto a pagar o preço?
Marcelo Salim é sócio de empresas em diferentes segmentos do mercado e coordenador do CEI - Centro de Empreendedorismo Ibmec.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A importância das planilhas de gastos

Pessoal,

Antes eu achava que a importância de se anotar todos os gastos diários, dividos em categorias, era somente para saber o quanto e com o quê se gasta. Isso permite o planejamento financeiro, sabendo onde se deve cortar gastos quando necessário.

Entretanto, esses dias percebi mais uma outra função importante das planilhas: lembrar o valor pago em cada oportunidade. Esta semana, precisei de trocar um produto no Leroy (o chuveiro elétrico do post anterior, que estava quebrado - comprei depois o mais barato na internet), mas tinha jogado fora o cupom fiscal (muito feio, não façam isso). Para resgaratem meu cupom, eu precisaria informar o valor exato da minha compra. Acontece que, como tinha lançado na planilha, pude informar o valor exato, e consegui realizar a troca!

O outro foi um crédito de Dotz que esqueci de fazer no dia, e também não tinha nota (era uma choperia). Com o valor da conta, eles se dispuseram a creditar os pontos em atraso, na minha próxima ida ao local.... Desculpa para tomar outro chopp!

Por último, é bem legal ao final do mês ou do ano formular um gráfico pizza, e ver onde seu dinheiro está sendo consumido!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Em tempo...

Fiquei tão sumido assim também devido ao processo de mudança e montagem da casa nova!

Várias dicas surgiram desta experiência, e pretendo compartilhá-las aqui com vocês.

A primeira vai lá:

Tudo, ou quase tudo, é mais barato na internet. Eu achava que era isso mesmo, mas tive certeza depois que achei um CHUVEIRO elétrico por R$ 44, 00 na Americanas que estava por R$ 82,00 no Leroy. 

Se até chuveiro dá pra comprar na internet, e ainda por cima bem mais barato, antes de comprar algo,  dê uma pesquisada no bondfaro ou no buscapé!

A volta...

Depois de 2 meses sem postar nada, meu blog poderia (ou até deveria) ser tirado do ar!!!

Fico até com vergonha de continuar postando, mas agora vou adotar um novo objetivo: postar regularmente, nem que seja qualquer coisinha...

Para celebar a volta, volto a falar deles: os títulos do tesouro direto, melhor opção de investimentos em renda fixa na minha opinião.

Segue link da Bovespa, que constata que os investidores em títulos cresceram 30%, e que 60% destes são investimentos abaixo de 5 mil reais.

http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/noticias/2011/Numero-de-pessoas-cadastradas-no-Tesouro-Direto-cresce-quase-30-em-12-meses-2011-07-26.aspx?tipoNoticia=1&idioma=pt-br