quarta-feira, 11 de abril de 2012

Planilha de gastos sozinha não adianta

A planilha de controle de gastos é fundamental e indispensável para o controle e para o planejamento financeiro pessoal. O registro de todos os gastos, independente de seu valor, divididos por categoria (alimentação, saúde, transporte, etc) é importantíssimo para percebermos para onde vão nossas receitas. Entretanto, apenas alimentar a planilha lançando todos os valores não é suficiente. É necessário interpretá-los.

Um conjunto de números divididos em categorias em uma planilha são apenas dados. Isto é, não dizem muita coisa. Para torná-los úteis ao controle e ao planejamento financeiro, é preciso transformá-los em informação. Há vários caminhos para transformar os dados da planilha em informação: um deles é elaborar gráficos "pizza", em percentual, para perceber qual categoria é mais representativa em nosso orçamento. Outra forma é comparar a quantidade de lançamentos em uma categoria com seu valor total, para fins de perceber se o corte desse gasto será eficiente ou não. Por exemplo, se determinado gasto tem vários lançamentos, mas seu valor final não é expressivo, o corte desse gasto provavelmente representará um grande sacrifício para uma pequena economia. Exemplo: um gasto diário de lanche, de R$ 2,00. Por outro lado, se um gasto tem apenas 2 ou 3 lançamentos, mas representa um montante considerável, pode ser que seu corte não represente um sacrifício tão grande, em contrapartida a uma boa economia. Exemplo: uma ida a cada 10 dias em um restaurante de luxo. É também interessante, talvez indispensável, usar a criatividade na análise dos dados da planilha. Dessa forma, vale pegar uma folha de rascunho e escrever informações à mão, fazer desenhos, infográficos, e qualquer outro rabisco que a imaginação exigir e que for nos ajudar a literalmente enxergar a nossa situação financeira no momento.

Por fim, importante reforçar que existem infinitas formas de trabalhar os dados da planilha para transformá-los em informações úteis ao controle financeiro. O importante é saber que essa é a parte realmente útil da planilha, isto é, o momento em que a planilha faz algum sentido. Se não for para interpretar os números, pode ser que sequer valha a pena investir tempo digitando todos esses números...

Um comentário:

  1. Numa analogia geral, é o que muitas empresas, ou setores de empresas não sabem fazer: gestão. Milhares de relatórios, gráficos e estatísticas nas mesas mas ninguém com competência ou conhecimento para interpretá-los e tomar decisões embasadas.

    ResponderExcluir