segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Carnaval em Salvador: dicas

.

A viagem para Salvador durou no total 10 dias, sendo 2 dias e meio em Imbassaí, uma linda praia a 65km de Salvador, depois Carnaval, e mais dois dias finais, divididos em Praia do Forte e turismo em Salvador. Vale lembrar que, em Salvador, o Carnaval vai de quinta-feira a terça-feira, ou seja, 6 dias de folia. Foi excelente, recomendo a todos. É importante planejar tudo com antecedência, pois a viagem está longe de barata, e merece ser curtida sem “amarrar micharias”.

Como é de costume, depois das viagens eu faço uma planilha com todos os gastos, e ao fim, peço ao Excel que formule um gráfico pizza, para que possa visualizar com mais clareza os gastos mais expressivos. O de Salvador ficou assim:


Como vocês podem ver, os principais gastos são com festas (abadás e, principalmente, camarotes) e com estada, que realmente sofre um aumento descomunal no preço regular. A boa notícia, é que justamente esses dois gastos podem (e devem) ser pagos com bastante antecedência.

No tocante às festas, recomendo comprar o pacote de todos os dias de um camarote específico (se for para sugerir, sem a menor sombra de dúvida o Camarote Salvador – a superioridade é realmente impressionante). Esses ingressos irão se valorizar até na semana do Carnaval, e podem servir de moeda de troca para outros camarotes ou trios elétricos. No nosso caso, o preço oficial na semana do carnaval estava quase o dobro do que pagamos.

Os primeiros lotes desses camatores para 2011 já estão a venda, por um preço que vai aumentando progressivamente. É possível pagar até em 8 ou 10 vezes, o que dilui os gastos e diminui o impacto no orçamento. No início, o preço não aumenta muito a cada lote, já no final...

Quanto a hospedagem, recomendo fechar até Agosto ou Setembro com algum hotel que esteja localizado no circuito do Carnaval. Isto é, na própria avenida, ou a, no máximo, 1 quarteirão dela. O conforto pela proximidade não tem preço: táxi é difícil de achar e caro; tem trânsito; a segurança no circuito é grande, fora dele, nem tanto; dentre inúmeros outros motivos. Recomendo também um hotel localizado no meio para o final da avenida (Ondina), que é onde ficam os camarotes e onde acabam os trios. Outro detalhe: o ar condicionado é essencial, se você quiser dormir e descansar para aproveitar as festas. Não se iludam, o preço que for economizado num ar condicionado vai atrapalhar a curtição do maior gasto da viagem: a folia.

Esteja preparado para pagar o valor integral do hotel antecipado, pois neste caso você consegue negociar e conseguir um grande desconto, diminuindo até mesmo o valor promocional oferecido. Não feche o hotel sem barganhar muito, pois, afinal das contas, você estará pagando integralmente o pacote 6 meses antes do Carnaval.

Vale a pena também comprar com antecedência as passagens aéreas. Se possível, tente tirar férias na semana anterior ao Carnaval. Isto porque alguns dias antes da folia, e 1 ou 2 dias depois, as passagens são muito mais baratas. No nosso caso, tivemos que remarcar a ida, e por isso pagamos algumas taxas que encareceram um pouco nossa passagem. Além da tarifa menor, você terá alguns dias de sobra para aproveitar em uma pousadinha na Praia do Forte, Imbassaí ou outra praia linda das redondezas, só descansando e preparando para a bagunça. E conforme mostra o gráfico, os gastos neste passeio complementar não serão nem um pouco pesados...

Uma vez compradas as festas, as passagens e fechado o hotel, é só relaxar. Sua viagem já está arrumada, 90% dos gastos já estão pagos ou sendo pagos – e o melhor: antecipadamente, o que significa zero de dívidas para não aumentar ainda mais a ressaca carnavalesca.

Por fim, quando chegar em Salvador, não se preocupe tanto em conter gastos, até mesmo porque eles quase não existirão. O “grosso” já está pago, então coma bem, compre cervejas e isotônicos para o frigo-bar do hotel e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário