sábado, 13 de março de 2010

Garantindo um terreno com eucaliptos

.
Quem tem um terreno, tem preocupações. Principalmente de invasão. No Direito, temos o instituto do usucapião. Em linhas grosseiras, em um dos casos mais agressivos, vale dizer que: se você tem um imóvel localizado na área urbana e algúem que não tem outra propriedade e se apossar dele, ou de parte dele, por 5 anos seguidos sem sua oposição, terá adquirido direito à sua propriedade ou da parte que se apossou. Em 15 anos, independerá de o invasor ter ou não outra propriedade ou de ser o imóvel rural ou urbano.


Muito importante: essa posse tem que ser sem qualquer oposição do proprietário. Não é necessário oposição formal. Ou seja, se você visita constantemente o terreno, percebe a invasão e simplesmente conversa com os invasores manifestando sua discordância, fica desconfigurado o usucapião. Entretanto, o aconselhável é que se tire fotos, notifique através de cartório, leve testemunhas, enfim, produza todas as provas no sentido de comprovar sua discordância.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, a primeira medida normalmente tomada é o cercamento do lote. No entanto, quem já orçou este tipo de serviço sabe que não fica barato. Principalmente ser for para construir um muro. E vale lembrar, muro ou cerca podem ser ineficientes se realmente quiserem invadir.

Uma opção diferente é plantar eucaliptos no seu terreno. Os eucaliptos devem ser plantados ao longo de todo o terreno, mas principalmente nas linhas divisórias do terreno. Dois ou três anos depois, os eucaliptos delimitarão claramente as divisórias de seu terreno, e mais: comprovarão inequivocamente que você tem exercido a posse sobre a sua propriedade, afastando qualquer possibilidade de usucapião.

Além disso, 4 ou 5 anos depois, quando todos os pés estiverem razoavelmente grandes, uma possível invasão fica extremamente dificultada, pois seria necessário antes cortar uma grande quantidade de eucaliptos, para depois cosntruir, etc. Certamente o invasor preferirá outro terreno, que seja só cortar o mato.

Há ainda o detalhe final: quando você for vender seu terreno, ou construir nele, poderá vender o corte das árvores para empresas especializadas. Vale lembrar que o plantio de eucaliptos é um tipo de investimento extremamente rentável e atrativo. No entanto, claro que não se fará uma fortuna, pois a quantidade não permitirá.

Eu fiz o que sugiro acima, e esses dias fui visitar o terreno. Tinha mais de um ano que não ia lá, e fiquei extremamente feliz e satisfeito ao ver o tamanho dos pés. É gratificante, tendo em vista que eu mesmo comprei as mudas e ajudei a plantar. Veja o dia do plantio:



Menos de 6 meses depois:



Pouco mais de 1 ano:



Por fim, com 2 anos:






3 comentários:

  1. sim sim.. sem duvida..
    antes um punhado de eucaliptos ocupem o terreno que um ser humano que nao tem onde cair vivo. afinal, o q importa nesta vida é o quanto se tem, nao o quanto se usa. e eucaliptos nao fazem mal a ninguem..

    ResponderExcluir
  2. eucaliptos são extremamente danosos ao meio ambiente, é uma prática não recomendada!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que os eucaliptos carregam uma fama de destruidores do meio ambiente. Mas muito disso vem da idéia de reflorestamento.
    As grande empresas, principalmente mineradoras, destruíam grandes áreas de florestas naturais, e eram obrigadas a reflorestar outras áreas para compensar.
    No entanto, plantavam apenas eucalipto, pois o custo era bem menor. Com isso comprometiam principalmente a fauna do local. Muitos pássaros e outros animais não conseguem reproduzir e sobreviver em uma floresta de eucaliptos.
    A monocultura é essencialmente prejudicial.

    ResponderExcluir