terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Como investir 15 mil

Dia desses, um grande amigo meu me pediu dicas sobre como investir uma grana que tinha ganhado, que totalizava 15 mil.

Respondi a ele o seguinte:

Dos 15 mil, sugiro que você invista 10 mil em renda fixa e 5 mil em renda variável, da seguinte forma.


O melhor investimento de renda fixa que vejo hoje em dia são os títulos do tesouro direto (se quiser, pode ver os artigos no blog). Para investir nos títulos, você deve primeiro ir até seu banco, informar que quer comprar títulos e solicitar seu código do investidor. A partir deste momento você poderá investir de casa, pelo próprio Home-Banking do seu banco.

Divida o valor em dois tipos de títulos:

LTNs, que são prefixados, e você poderá comprar já sabendo a taxa de rendimento, hoje em torno de 12,8% a.a.; e

NTBs Principal, que possuem uma parte prefixada (atualmente perto de 6,3%) e outra corrigida pelo IPCA - desta forma, você garante um rendimento real, acima da inflação. Além disso, acredita-se que a inflação deve aumentar um pouco. Então, se o IPCA anual ficar em torno de 7%, seu rendimento terá sido de 13,3% a.a. Não se esqueça de verificar se está escrito Principal após o NTB, porque se não estiver, você receberá pagamentos semestrais que matarão seu rendimento.

Quanto à parte da renda variável, a melhor opção é atuar diretamente nas ações. Mas como vocão gosta e não quer perder o mínimo tempo abrindo com corretora, acompanhando, fazendo operações de vez em quando, sugiro que você recorra aos fundos. Até mesmo porque esta quantia não é tão grande para justificar a compra direta de ações.

Sugiro, portanto, que divida essa quantia em três fundos: Petrobras (ou Vale), PIBB e Infraestrutura (ou Construção Civil). As duas primeiras são as bluechips de maior peso, uma opção tradicional. O PIBB acompanhará mais ou menos o Ibovespa, ou seja, refletirá a Bolsa em geral. Os dois últimos acredito que, a longo prazo, serão interessantes, tendo em vista a Copa do Mundo.

Contudo, esse ano não deve ser dos melhores para a Bolsa. Isto é, deve se manter estável ou ir caindo aos poucos. Isso significa que é uma boa oportunidade de entrada. Então sugiro que não coloque os 5 mil de uma vez só. Deixe-os na poupança, ou na sua conta corrente, e programe os investimentos. No home-banking, você pode configurar para que, todo dia 5, por exemplo, o banco invista X reais em determinado fundo.

Programe então 9 investimentos mensais, de R$ 200 em cada um dos três fundos, de forma que todo mês você destine R$ 600 reais.

Isto fará que você vá comprando aos poucos, construindo um preço médio. Se você colocar tudo hoje, e a Bolsa começar a cair, você perderá muito. Mas se investir aos poucos, estará inclusive comprando na baixa, melhorando seu rendimento.

5 comentários:

  1. fica a dica para quem vai investir em bolsa, essa corretora não cobra nada para quem tem de 18 a 23 anos... ajuda bem p/ melhorar a rentabilidade>> www.corretagemzero.com.br

    ResponderExcluir
  2. "Contudo, esse ano não deve ser dos melhores para a Bolsa. Isto é, deve se manter estável ou ir caindo aos poucos."

    Não que sua opinião seja ruim, muito pelo contrário, mas isso aí tem algum embasamento teórico-científico-mercadológico?

    ResponderExcluir
  3. Pois é...

    Baseei minha opinião em duas análises de renomados analistas de mercado. Foram utilizados argumentos grafistas, isto é, baseando-se no comportamento dos gráficos e menos nos fundamentos.

    Além disso, do ponto de vista fundamentalista, eu opinei pelo ano "mais ou menos" da Bolsa porque temos visto a taxa de juros sendo aumentada, o que normalmente leva à uma estagnação ou queda na Bolsa.

    Mas como você bem colocou, é apenas uma opinião, e o comportamento da Bolsa é completamente imprevisível, então...

    ResponderExcluir
  4. Oi Matheus. Estou conhecendo seu blog somente agora. Tenho 15 mil para investir, mas não sou educada financeiramente pra saber o que fazer... a sua postagem foi de 2011 e agora em 2013 o cenário continua o mesmo? Devo seguir as tuas dicas? Gostei muito da postagem porque, para leigos como eu, ajuda imensamente a entender o passo a passo. Agradeceria se você pudesse me ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla,

    Na realidade, entendo que o cenário mudou bastante nesses dois anos. Os títulos do tesouro direito, que naquele momento eram excelentes opções de investimento em renda fixa, não estão mais atrativos... Existem outras opções de renda fixa mais interessantes.

    Sobre a renda variável, no longo prazo, a bolsa de valores é sempre uma boa opção, mas não para a maior parte das suas reservas. Uma parte do valor pode ser aplicado em fundos de ações, sendo que os administrados por instituições especializadas (e não bancos comerciais comuns) costumam apresentar melhor rentabilidade e taxas de administração menores.

    No seu caso, o ideal seria procurar uma Corretora de Valores e conversar com um consultor especificamente sobre o seu caso. Ele poderá explicar os produtos disponíveis e os prós e contras. Fiz isso recentemente, e não me arrependi. Nesse momento, é importante que você priorize uma boa corretora, que lhe ofereça um bom atendimento, e não a mais barata, como as que são apenas online. Essas, na minha opinião, são ótimas, mas para um momento no qual você já tem certeza onde e quanto vai investir. Para obter orientação, prefiro as corretoras não virtuais, que zelem por um bom atendimento.

    Espero poder ter ajudado!

    ResponderExcluir