quinta-feira, 4 de março de 2010

Erros na Bolsa

.

Esses dias recebi o newsletter da Expomoney, e nele um artigo bem interessante do economista Leandro Martins, intitulado Fuja dos erros ao investir. O artigo cita os 10 erros mais clássicos e comuns dos neo-investidores. Embora sejam conhecidos de todos (inclusive, a maioria dos cursos de “como investir na Bolsa” os citam), os erros não recebem a devida atenção até sejam cometidos na prática.

Como recentemente tive uma experiência nada boa na Bolsa, me identifiquei com alguns dos erros, e outros não. Pretendo comentar aqui sobre alguns desses erros. Os trechos em itálico são retirados diretamente do artigo do autor.

1. pressa nas operações – muitos investidores aplicam todo o capital em ações e acabam pagando o pedágio do aprendizado, com as perdas iniciais. Existem simuladores que proporcionam experiência ao investidor sem tais perdas iniciais. Em seguida é recomendável um aumento gradual da exposição em ações;

Com razão o autor. No entanto, acho que o pedágio inicial é necessário para a construção de um investidor sólido. Além disso, os simuladores são ótimas ferramentas, mas é preciso ter uma disciplina enorme. Experimente simular investimentos com 1 milhão e tentar acompanhar durante 1 mês. Por outro lado, pegue R$ 100,00, invista e verá a diferença.

3. excesso de otimismo – considera que, com toda a certeza, a operação será lucrativa;

Essa caiu como uma luva para mim! Não sei se todos iriam pensar assim...

5. sem metodologia – mudanças constantes na forma de operar e dos indicadores utilizados. O investidor não define um set up;

Perfeito. Basta um indicador ou uma estratégia falhar por algumas vezes seguidas, que trocamos. O mesmo com papéis. Estou defendendo que a mudança constante de ações ou estratégias atrapalha o rendimento a longo prazo, além de levar à especulação.

7. viés de confirmação – com acesso a muitas informações, o investidor tende apenas reconhecer as informações que estariam de acordo com seu entendimento. Por exemplo, em posse de ação em forte tendência de baixa, e que apresente a ele alto prejuízos. Ao verificar as notícias de tal empresa, ele pode acessar dez notícias ruins, mas ao ler apenas uma relativamente boa, irá vibrar de alegria e acreditar que a empresa irá recuperar-se e que sua análise anterior foi excelente.

É verdade... Quando estamos envolvidos em uma operação, a capacidade de discernimento fica prejudicada, e realmente tendemos a interpretar as informações de acordo com nossa conveniência.

8. compra na alta – atraído pela euforia do mercado a compra é efetuada, quando a análise gráfica poderia alertar que a ação já estaria para entrar em momento de reversão.
9. vende na baixa – apenas após consecutivas quedas, e contagiado pelo pânico, a venda com grande prejuízo é realizada. Justamente momento de uma reversão para uma alta, já que nesse momento acabaram os vendedores.

Essas duas, por mais óbvias que pareçam, não concordo. Há uma máxima que diz: uma ação nunca está tão alta que não possa subir mais, e nunca está tão baixa que não possa cair mais. Por isso, mesmo fazendo uso da análise gráfica, é extremamente dificil saber se a ação que está alta começará a cair. Mais importante ainda é a situação na queda: imagine que não se venda a ação, pois representaria um grande prejuízo. Em seguida, a ação cai ainda mais, despenca. O prejuízo pode ser ainda maior, e inviabilizar a continuidade dos investimentos (sem eufemismos, quebrar o investidor).

Por fim, cometer esses erros é péssimo, mas não tem preço no sentido do aprendizado. O que acho realmente válido é limitar o preço que se está disposto a pagar, até que alguns desses erros sejam ultrapassados e até que o investidor amadureça.

Vale dizer: entre com um capital baixo, não alavanque, não tenha metas absurdas e não fique operando toda hora.

Um comentário:

  1. A alavancagem alimenta nossas ambições com ganhos fabulosos (que realmente acontecem!), no entanto não podemos esquecer que as perdas são igualmente alavancadas (e realmente acontecem também!). Avalie sempre o pior cenário quando for alavancar e esteja ciente de que pode ocorrer!

    ResponderExcluir